Cada região tem o seu encanto, mas confesso que o Alentejo me seduz em particular. Os montes, vales e planicíes a perder de vista, os chaparros, as casas típicas, a comida, o vinho, as pessoas...
Foi no alentejo que tive a minha primeira experiência de Turismo Rural, na
Herdade da Matinha. Não tinha sido a minha primeira escolha, mas ainda bem que lá fui parar.
O local é lindíssimo e isolado o suficiente, como convém.
A casa é extremante acolhedora.
E o melhor de tudo, o que dá vida, cativa e faz a diferença, as pessoas que nos recebem, os empregados e os donos, e a forma personalizada como o fazem.
Não costumo arranjar alojamento com jantar, mas visto que a reserva só podia ser realizada dessa maneira, aceitei (ainda bem!). Fui informada que o jantar seria gourmet e preparado, com produtos biológicos da quinta, pelo dono, o verdadeiro homem dos sete ofícios.
Depois de uma volta por Mil Fontes, regressámos a tempo de assistir ainda à preparação da sobremesa. O jantar, graças ao bom tempo, foi servido no alpendre. Podiamos escolher uma mesa conjunta, para um convívio mais alargado, ou uma particular, para um tet-a-tet privado. Quem sentisse frio podia aquecer-se com uma manta e/ou na fogueira a contemplar as estrelas.
Vejam aqui a apresentação desta herdade, e, se tiverem hipótese, vão conhecer, sempre com a melhor das companhias, como eu ;)