Clube de Leitura - Dezembro

Um mês, um livro, um excerto... sem comentários, porque as palavras falam por si.

Os Diários de Jane Somers - Se os velhos pudessem..., Doris Lessing
"Sentámo-nos bem afastados um do outro, e não foram separações futuras que eu chorei, no filme, mas o presente, o agora, naquele pequeno cinema, o meu preferido, onde tenho estado tantas vezes, quase sempre sózinha, com um intenso prazer secreto, como quem come chocolate às escondidas sabendo que não deve. Mas não esta tarde. Não conseguia sentir Richard como geralmente sinto, como uma extensão eléctrica de mim mesma, pois havia ali um peso. E quando os amantes foram apanhados pelas multidões, no fim, e ele tentou alcançar o seu amor perdido, as pessoas agitavam-se e redemoinhavam a toda a sua volta, de maneira que ele não pôde mexer-se, e depois deixou mesmo de a ver, e ela partiu, para sempre - neste momento o que eu senti foi: E que tem isso? É o que sempre acontece."
"Pensava em todos eles como possuidores de algum tesouro que menosprezavam; uma herança maravilhosa, mas não a conheciam - embora dos vastos desertos lhes cheguem avisos suficientes, nada do que eu ou qualquer outra pessoa possa dizer fará a mínima diferença.
Um punhado de anos, e de manhã acordarão e saberão que existe uma barreira inexpugnável entre eles e o que podiam ter tido, mas não tiveram por que não quiseram."

No comments: