Peneda / Gerês & Vale do Douro




A minha última viagem... fiquei absoluta e incondicionalmente deslumbrada... pela natureza no seu estado bruto e pela natureza moldada pelo árduo trabalho do homem.


Com muita curva à mistura, e prevenida com comprimidos para o enjoo, lá conheci mais um pouco deste nosso cantinho, tão pequeno, mas tão rico na sua variedade.


O verde minho é lindo. A água é fonte de vida e lá se é coisa que não falta é água, esta ou cai do céu ou brota da terra, está em todo o lado, conspirando para a densa vegetação da região. Tão diferente do sul...


No parque natural vi vacas e cavalos selvagens, vi cascatas, vi a barragem do Lindoso, vi árvores centenárias, vi verde, mais verde, mais verde, vi .............. só faltou o percurso pedestre, o embrenhar na natureza mais profunda.


O Douro conquistou-me ao primeiro olhar e de forma avassaladora. Os socalcos, as vinhas a perder de vista, o rio... O caminho de Peso da Régua até ao Pinhão é deslumbrante, visto de baixo, na estrada N-222, e de cima, quando mudamos de perspectiva ao subir a uma das muitas quintas. E o vinho... hum... até o vinho do porto, que normalmente não bebo, lá torna-se obrigatório e é delicioso, saboreado assim na mística do espaço envolvente.


Portugal é lindo, essa é que é a verdade.


Tenho assim duas novas paixões, a juntar às duas que já tinha:


O barrocal algarvio, com o seu solo predregoso e árido, é a minha paisagem de eleição (não tivesse eu nascido aqui!). Adoro os laranjais e os montes onde imperam as alfarrobeiras e as amendoeiras.


A planície alentejana... planícies salpicadas de chaparros... planícies a perder de vista... rectas infindáveis... planícies multicolores na primavera, planícies cobertas de vinhas...

3 comments:

Ianita said...

Gosto.

Gosto do Minho verde... gosto da humidade... gosto da natureza... gosto das pessoas...

Gosto do Alentejo quente... gosto do calor... gosto da natureza... gosto da comida...

Gosto do Algarve tradicional... gosto da arquitectura... gosto do mar... gosto dos braços sempre abertos que me recebem...

Gosto do Centro... gosto da minha Beira Litoral... gosto das praias selvagens... gosto do mar revolto... gosto dos cheiros e dos sabores... gosto das mudanças de temperatura...

Gosto do interior... gosto do frio e do calor... gosto da neve... gosto das pessoas... gosto da comida...

Gosto das cidades... gosto de Lisboa e dos Monumentos dos Descobrimentos e do ouro do Brasil... gosto do Porto e do Douro e das pessoas do Norte... gosto da azáfama da vida citadina... como gosto da calma do campo...

Gosto de S. Miguel... gosto das baleias e dos golfinhos... gosto das lapas e do tubarão e do cozido das Furnas... gosto das igrejas metidas dentro das praias...

Gosto do meu país e de todos os seus contrastes. Tão pequenino e tão diferente, tão diverso, tão rico, tão cheio de cultura e de História e de estórias e lendas e mitos...

Gosto do meu país e gosto das minhas pessoas :)

Beijos!
(também deve ser giro fazer a descida do Douro de barco)

Rony said...

Escrevi este texto consciente de que haveria tanto, mas tanto mais para dizer, dos lugares, da minha experiência pessoal nesses lugares... Mas preferi referir apenas algumas coisas, o suficiente para aguçar a curiosidade a quem não conhece e avivar a memória a quem já conhece estes lugares.

A ti avivou-te a memória e saiu-te este poema lindo! GOSTEI! A musa esteve a segredar-te ao ouvido ;)

BJ

PS - O passeio de barco esteve mesmo quase para sair, mas ainda n foi desta, lol.

Dylan said...

Um pequeno país com uma variedade de paisagens assombrosas.
Dá vontade de sair de casa...