Deolinda "Canção ao lado"

"cantar a tristeza rindo"
Ana Bacalhau - Voz Feminina
Pedro da Silva Martins - Guitarra Clássica
José Pedro Leitão - Contrabaixo
Luis José Martins - Guitarra Clássica
«
“...O seu nome é Deolinda e tem idade suficiente para saber que a vida não é tão fácil como parece, solteira de amores, casada com desamores, natural de Lisboa, habita um rés-do-chão algures nos subúrbios da capital. Compõe as suas canções a olhar por entre as cortinas da janela, inspirada pelos discos de grafonola da avó e pela vida dos vizinhos. Vive com 2 gatos e um peixinho vermelho...”
«
Ouvi-os pela primeira vez este verão ao vivo em Tavira. Fiquei apaixonada. Os outros são o Gotan Project, estes podiam ser o Projecto Dofa (eu sei, não soa nada bem, Deolinda é bem melhor, lol), porque reinventaram, sem dúvida, o fado.
«
Quem gosta de boa música portuguesa tem de descobrir este grupo.
«

8 comments:

Ianita said...

"Toda a gente fô fô fô..." :) Aqui no GM toda a gente conhece esta música e toda a gente ri quando ouve.

Já a minha preferida é o Fado Toninho. :)

Ianita said...

"Se não me seguram, dou-lhe forte e feio, beijinhos na boca, arrepios no peito...

(...)

Meu rapazinho és fraco pra mim!"

:) (alegraste o meu dia)

Rony said...

Fico feliz por alegrar o teu dia ;)

Eu gosto de todas as músicas deles, mas escolhi esta porque vai ao âmago da alma portuguesa... ahahah

Movimento Perpétuo Associativo

Agora sim, damos a volta a isto!
Agora sim, há pernas para andar!
Agora sim, eu sinto o optimismo!
Vamos em frente, ninguém nos vai parar!

Agora não, que é hora do almoço...
Agora não, que é hora do jantar...
Agora não, que eu acho que não posso...
Amanhã vou trabalhar...

Agora sim, temos a força toda!
Agora sim, há fé neste querer!
Agora sim, só vejo gente boa!
Vamos em frente e havemos vencer!

Agora não, que me dói a barriga...
Agora não, dizem que vai chover...
Agora não, que joga o Benfica...
e eu tenho mais que fazer...

Agora sim, cantamos com vontade!
Agora sim, eu sinto a união!
Agora sim, já ouço a liberdade!
Vamos em frente, é esta a direcção!

Agora não, que falta um impresso...
Agora não, que o meu pai não quer...
Agora não, que há engarrafamentos...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...

Ianita said...

LOL

Os momentos de "agora sim" fazem-me lembrar quando estamos a ver a Selecção jogar e estamos numa de "até os papamos e é tudo nosso". Os momentos do "agora não", pois são os momentos da desilusão, quando vemos que não papamos ninguém, que não é tudo nosso e que quem nos papa são eles :)

Ou as resoluções de Ano Novo, que "agora não" dá jeito nenhum e no dia a seguir também não... :)

A alma portuguesa, concerteza ;)

GG said...

São muito bons.
Têm das melhores letras que se tem ouvido em português nos últimos tempos.
Dá a impressão que não conseguem fazer uma música má mas há muito trabalho por detrás.
Deliciosos.

GG said...

Tmabém se pode dar uma vista de olhos aqui:
http://www.myspace.com/deolindalisboa

Já agora o que acham disto: http://www.myspace.com/burakasomsistema

Não tem nada a ver mas é mais uma prova que se faz boa música em Portugal.

Ianita said...

Há uns quantos projectos muito bons em Portugal, nem todos em Português, mas a música é universal.

Os Buraka fazem-me lembrar o "Panças", um grande restaurante precisamente na Buraca :)

Rony said...

Ainda no Domingo falaram acerca dos buraka na "Câmara Clara", parece que estão a ter muito sucesso no estrangeiro.