Para saborear devagarinho... II

No outro dia, fruto do acaso, tive a oportunidade de saborear uma verdadeira iguaria.
«
A minha mãe tinha feito lombo de bacalhau no forno de uma maneira muito comum aqui em casa, com cebola, alho, azeite e louro. Simples e bom. Contudo nesse dia alguma coisa estava diferente... existia um outro ingrediente que só por si transformou aquele costumado prato num autêntico prazer degustativo... um ingrediente que nunca tinha experimentado no bacalhau, e eu, como fã dele e portuguesa de gema, já o comi de muitas maneiras... Qual a pièce de resistance.................... canela!
«
A minha mãe não estava em casa, por isso não lhe pude perguntar pela receita, mas achei estranho ela ter inovado desta maneira um prato. Quando lhe perguntei o que ela tinha feito de diferente naquele dia, ela disse que nada. Então falei-lhe da canela e aí ela percebeu o que se tinha passado. Nesse dia tinha também feito maçã reineta no forno, receita que leva canela.... Ou seja, o aroma da canela infiltrou-se no bacalhau de forma suave, deixando-o com aquele novo gostinho que é uma perdição!
«
Agora que estou a escrever isto, procurei na net receitas de bacalhau com canela e encontrei umas poucas, vou escolher uma e fazer um dia destes :)

No comments: