Prazeres

A ÚLTIMA HORA (25th Hour)
Realizador: Spike Lee
Actores: Edward Norton, Barry Pepper, Philip Seymour Hoffman, Rosario Dawson e Anna Paquin
Ano: 2002

Ano de 2002, cidade de Nova Iorque, uma história de vida, crónicas de grandeza e decadência. Monty Brogan (Edward Norton) é o arquétipo do delinquente de bom coração. Ele é um traficante de drogas caído nas malhas da DEA em consequência de uma denúncia e tem apenas 24 horas de vida em liberdade até que dê entrada numa cela. Nela irá passar sete longos anos de cativeiro. Para trás ficarão tempos em que se passeou em grande estilo pelos clubes mais exclusivos da cidade, guiou carros potentes, foi temido e respeitado. Agora Monty é um homem abatido, sofrido, e revive em memória os erros do passado apercebendo-se ainda dos perigos que lhe reserva o futuro. No presente consome-o a dúvida. A dúvida de que a namorada Naturelle (Rosário Dawson), a quem ama, possa ter sido responsável pela sua detenção às mãos das brigadas anti-droga. Nestas derradeiras 24 horas ele irá tentar desfazer essa dúvida. E passar algum tempo com o pai (Brian Cox) e com os amigos de sempre que os rumos que tomara para a sua vida haviam afastado de si. Eles são o solitário Jacob (Philip Seymour Hofman) e o seguro de si Slaughtery (Barry Pepper).

Esta sinopse é extremamente redutora!
Não conhecia este filme, foi-me aconselhado pelo meu irmão visto eu gostar do actor Edward Norton. O Edward Norton é de facto soberbo, como de resto nos vem habituando. Mas o que mais retenho do filme é a qualidade dos diálogos e do monólogo, há muito que não via um filme tão bem escrito!
Também de realçar a maneira como está filmado, com excelentes planos, e as metáforas, em especial, a do cão.
O filme é de uma profunda densidade. Ainda agora, pesquisando sobre ele, continuo a aperceber-me de detalhes que na altura me escaparam.
Vou, sem dúvida, rever este filme, agora com uns olhos já mais experientes.

7 comments:

Ianita said...

Acho que nunca vi. E se vi, posso rever porque não me lembro de detalhe nenhum... Mas não tenho dúvidas que seja um bom filme, porque o Edward Norton é mesmo fabuloso.

GG said...

É um grande filme sem dúvida, ou não tivesse sido eu a aconselhá-lo ;-)

Rodriguez said...

O Edward Norton é um grande actor, mas permitam-me destacar e colocar num patamar superior esse monstro da representação emergente que é Philip Seymour Hofman... Magnólia é soberbo (aliás, este filme, que recomendo vivamente e hei-de falar nele em thisblackheart, parece ter o condão de proporcionar grandes papéis até a actores "menos", como é o caso de Tom Cruise (impressionante o seu papel))...

Ianita said...

Do Magnólia só gosto da banda sonora...

GG said...

Na minha opinião o Tom Cruise não é mau actor, pode é não se ir muito com a cara dele ...
Também gosto muito do Philip Seymour Hofman.

Ianita said...

Pois. Há que lembrar o Jerry Maguire por exemplo. Mas em vez de evoluir, vejo-o ir de descalabro em descalabro. Não tem sido muito inteligente nas suas escolhas, ao contrário de actores da sua geração como o próprio Edward Norton ou o Brad Pitt.

GG said...

Olha, disseste que querias ver o blindess (acho que se escreve assim), pois bem para te abrir o ainda mais o apetite olha-me só para a reacção do Saramago quando acabou de ver o filme
http://www.youtube.com/watch?v=Y1hzDzAvJOY&eurl=http://avatares-de-desejo.blogspot.com/
Aconselhável com som.