Professores

A propósito do post sobre a Doutora Maria Helena da Rocha Pereira, comentou-se acerca de professores que nos marcaram. Para mim há dois nomes inesquecíveis.
Maria de Fátima Sousa e Silva - Fui sua aluna em Latim, Grego e Literatura Grega.
Porque é uma professora completa, alia o vastíssimo conhecimento científico a uma excelente pedagogia. As suas aulas eram sempre interessantes e estimulantes, mesmo as aulas de tradução, que por regra tedem a ser mais monótonas e paradas.
Só ela conseguiu fazer com que eu, de facto, aprendesse algo da língua grega.
Sob a sua tutela, autores como Homero, Eurípedes, Sófocles, Ésquilo, Heródoto e Aristófanes, ou Petrónio e Cícero, tornaram-se mais acessíveis e queridos.
Osvaldo Silvestre - Fua sua discente a Teoria da Literatura
O único desgosto que tenho em relação a este professor é só o ter conhecido no último ano de faculdade... As suas aulas estavam sempre cheias, e não era por ele ser rígido no que tocava a presenças obrigatórias!
De tudo o que ganhei por ter sido sua aluna, destaco o ter começado a ver com outros olhos e a gostar da poetisa Adília Lopes.
Já agora, a professora que me marcou mais pela negativa foi a Cristina Mello da cadeira Didáctica da Literatura. Nem me vou alongar a dizer as razões...

4 comments:

Ianita said...

Don't get me started!
Concordo com tudo. A Doutora Maria de Fátima foi a única (sublinho), a única com quem eu chumbei. Só fiz Literatura Grega I à 1ª, todas as outras tiveram de ir por tentativas. Sou pouco suspeita, portanto, para falar. Ela foi a melhor. Exigente, mas porque cumpre e, por isso, tem o direito e o dever de ser exigente.
O Osvaldo é lindo e maravilhoso e tem uma cultura que não acaba nunca... E sim,o que eu não teria dado para o ter a Introdução aos Estudos Literários em vez do Nélson Pereira (acho eu!). E sabem por que é que ele ensinava o poema "Menstruação" do Jorge de Sena. Não, não era pela complexidade da linguagem, pela profundidade das metáforas, nem nada dessas tretas (palavras dele). Para ver o ar atrapalhado dos rapazes! Brilhante!
Gosto muito do Ribeiro Ferreira. Ainda há pouco tempo passou por mim nas ruas de Coimbra e, não só me reconheceu, como fez questão de parar para me dar dois beijinhos, em em cada face, e perguntar como eu estava. O grande senhor!
Quanto aos menos... Essa Cristina não a cheguei a ter porque fiz a cadeira por exame (de tanto bem q m tinham dito dela). A Nair telvez. excelente pessoa, mas sem pedagogia alguma. Ou a Conceição de Didática do Português. E a Júlia, que já só tive como formadora. Nódoa! Incompetente e sem sabedoria para ocupar o cargo que ocupava!Em contrapartida a Dra. Susana era porreira, tive-a também como assistente do Ribeiro Ferreira a Literatura Grega II.
Acho que, fazendo o balanço, tive bastante sorte com os professores que tive, eu é que ia pouco às aulas e bebia outras coisas que não sabedoria... :)

Ianita said...

Fica ainda a minha homenagem ao professor Catarino. Meu orientador de estágio de Latim em Cantanhede. Melhor que todos os professores de Faculdade juntos! Com cultura, sabedoria, graça, tudo sem se armar, sem se exibir, sem nunca deixar de nos ensinar, sem se despedir do cargo de nosso mestre, nem mesmo depois das notas dadas. Justíssimo. Ele fez um powerpoint sobre as Guerras Púnicas para os miúdos. Eu dei-lhe umas imagens que tinha ido buscar à net. Ele é tão correcto que pôs o meu nome no powerpoint como colaboradora. E eu só lhe dei meia dúzia de imagens.
No fim do ano pagou-nos uma mariscada na Figueira! Tenho pena de nunca mais o ter ido visitar. Acho que vou fazer isso. O Catarino é um exemplo para todos. Essa cambada de Coimbra devia era abrir os olhos! Aquilo é que era paixão pelo ensino... Aliás, ele faz do ensino uma arte e, apesar da idade, dava cartas nas novas tecnologias! O meu sonho é um dia chegar-lhe aos calcanhares. Como profissional e como pessoa!
Viva o Catarino!

Rony said...

A Mimi, minha orientadora de estágio de português, também foi espectacular.

Lembras-te que quando fomos à Sertã eu passei de surpresa na casa dela em Ansião? Adorei revê-la!

Ianita said...

Sim... Levaste-lhe flores! Eu acho que vou levar uma garrafa de vinho ao Catarino! :)