Fabulástico

Regra geral não gosto de saber muito sobre um filme, especialmente quando a maioria das críticas são positivas ou tem alguma nomeação para qualquer prémio.
Ter as expectativas muito elevadas é meio caminho andado para apanhar uma decepção (e o contrário também é verdade).
«
Mas quando se tem a fasquia muito alta em relação a um filme e este ainda supera as expectativas, então … a magia acontece! Estou a falar do filme “The Wrestler”.

Uma boa história (e não, aquilo não é só a história de um wrestler, eu pelo menos vi naquele lutador tantas outras vidas…).


Muito bem contada e filmada (a vertente quase documentário, como o Markl salientou, leva a que entremos de tal maneira na vida dele, que ficamos com a sensação de estar a invadir-lhe a privacidade).


Excelentes actores. Para o Mickey Rourke as palavras escasseiam, soberbo, inigualável, sublime… (e sim, ele tem a vantagem daquela ser também a sua história, mas isso não lhe tira mérito, pelo contrário, olhar para dentro de nós, para os nossos sonhos desfeitos, para os nossos erros, para a nossa miséria humana, há-de ser uma catarse bem mais difícil do que pôr-se no lugar dos outros). A Marisa Tomei superou-se também, talvez envolta na áurea de Rourke.

Banda sonora muito bem escolhida. Retive os AC/DC, os Guns e o Boss, com uma música lindíssima, especialmente composta para este filme.

Não posso deixar de mencionar a cena que mais me marcou: quando ele vai pela primeira vez (despojado de tudo e mais alguma coisa) trabalhar no atendimento ao público, no hiper-mercado… o barulho e o silêncio… o sonho e a realidade… é um murro no estômago.

Muito mais haveria para dizer, mas não quero estragar o filme a quem não o viu e tem de ver!

4 comments:

Ianita said...

Vou ver mesmo... Agora quem tem as expectativas em alta sou eu e a culpa é tua!

Já ouvi muitas vezes a música do Springsteen para este filme e achei um injustiça nem sequer ter sido nomeada a Óscar...

Vou ver este fim-de-semana :)

Beijos!

Teresa said...

Não tenho grande curiosidade neste filme, talvez por não gostar nem um bocadinho do actor, mas nunca se sabe, talvez o veja...um dia destes. O k me chamou a atenção para comentar esta postagem foi o facto do Mickey Rourke fazer-me lembrar de ti, por causa da nossa 1ª ida ao chinoca de Monte Gordo. Havia lá um empregado k era a cara do Mickey, lembras-te?? Foi um dia engraçado, esse: o dia do Saké, o dia em k achaste a tua gata, o dia em k comemos mais nós as duas do k a família de 5 pessoas, sentada a nosso lado, o dia do "sei lá, cheguei!!!", na moda por causa do Dami, o dia em k mal conseguias sentar-te na mota (por causa do Saké), o dia em k vimos pela 1ª vez os chineses nús dentro dos copos de Saké... foi um dia engraçado, e foi um dia k me mudou para sempre e k definiu o resto da minha vida. Se eu tivesse escolhido outro caminho...onde estaria agora??

Rony said...

Ana: Como disse, no meu caso superou as expectativas, mas somos todos diferentes, com sensibilidades distintas, mas acho que vais gostar.

Rony said...

Miga: Agora que falas nisso... lembro-me perfeitamente desse empregado! Era o irmão gémeo português do Rourke, só podia! E a comparação apareceu antes de ter começado a emborcar saké, por isso a minha visão estava muito boa!

Sim, porque pedimos uma garrafa para duas pessoas e dps a menina cortou-se, logo tive de ser eu a acabar com aquilo, ficar lá é que não podia ser.

Sim, foi um dia em cheio que nos marcou. Foi há tantos anos, tantos quanto tenho a minha gatinha...

E apesar da vida ter andado a brincar connosco por caminhos tortuosos, levou-nos a um destino muito bom ;)