Alves Reis

Alves Reis - Uma história portuguesa, Francisco Teixeira da MotaConfesso que não gostei da maneira como o autor relata os acontecimentos ou conta a história. Por exemplo, compreendo que devido à história que é as datas sejam de extrema importância, mas a sua constante repetição, aliada aos avanços e recuos na narrativa, leva a que o leitor se perca e tenha de estar constantemente a voltar a trás, pelo menos a mim aconteceu-me isso.

Não obstante estes percalços, li o livro de um trago. Porquê? Porque a figura e a história de Alves Reis são fascinantes. É considerado o maior burlão da história portuguesa, e um dos maiores do mundo! Não é fácil ser o único cabecilha (todos os comparsas também não sabiam no que de facto estavam a colaborar) de um gang que foi responsável pela falsificação de notas de 500 escudos, falsificação esta que foi realizada no mesmo sítio onde o Banco de Portugal mandava fazer as suas notas!... Loool

Fiquei com imensa pena de não ter visto a série que passou na RTP, escrita por Moita Flores, sobre Alves Reis.

Ao ler este livro lembrei-me daquele filme "Apanha-me se puderes", também baseado na história real de Frank W. Abagnale, um homem que à beira dos 21 anos se faz passar por piloto, advogado e médico… sem qualquer habilitação para tal!

Iniciei com este livro um ciclo de leituras sobre personalidades.

Ainda não decidi o que ler a seguir, mas dentro do mesmo género de Alves Reis gostaria de ler sobre a D. Branca, a chamada "Banqueira do povo", uma velhinha que utilizava o seu aspecto frágil e indefeso para enganar tudo e todos, e bem que o conseguiu!

Também gostava de ler a biografia de Natália Correia, parece que ela foi a verdadeira mulher furacão!

O Jim Jones também está em lista de espera (embora não saiba se há uma biografia dele em português). Neste caso a burla assume contornos mais graves, visto tratar-se de um líder religioso. Mas o "carisma" ou lábia, em bom português, que este homem não deve ter tido, para conseguir criar uma seita daquele tamanho. E como ele tantos outros... Só que esta história acabou em tragédia, com o maior suicidio em massa (ou assassinato) da história.

E claro, tenho de falar na biografia de Gabriel Garcia Marquez "Viver para contá-la", foi tão fortemente recomendada que tenho mesmo de a ler, não é Carla?

6 comments:

Ianita said...

Qualquer dia vão os jornalistas bater-me à porta para saber da famosa Verónica Isabel, a burlona!

Parece que estás a fazer um mestrado para depois pores em prova! :)

Não partilho dessa tua curiosidade. Porque não acho que a "qualidade" esteja nos burlões. Acho, isso sim, que deve ser estudada a mente humana. Não vejo diferença entre acreditar na Dona Branca ou na Virgem Maria. Aliás, para acreditar na Dona Branca é precisa menos fé, por isso é mais racional. O que me fascina são os meandros da mente humana, que nos leva a sermos tão burros quando queremos. Necessidade de acreditar em alguma coisa, em se sentir parte de alguma coisa. Não sei...

Carla said...

ABSOLUTAMENTE... Gabriel!!!

Quanto á D.Branca, se quiseres faço-te um resumo da história da gaja, sabes que a sobrinha dela (a que a Alexandra Lencastre interpretou na novela) é minha vizinha cá da rua?!?!
Ah pois é... e garanto-te que continua com veia de trambiqueira, no entanto o dinheiro que ela roubou da tia acabou-se num instante lá no Brasil porque, adivinha? Levou ela própria um trambique!!!

Rony said...

Como o mundo é pequeno ;)
Cuidado com a gaja, não deixes que te fique a dever dinheiro no restaurante! Lool

Francisco Castelo Branco said...

Ola! Vi o seu blogue e gostei bastante. Tem muito conteudo e bastante interesse......
Tenho um blogue . É www.olhardireito.blogspot.com ..... Gostava que o visitasse e desse uma opinião....

Obrigado pela atençao

Cumprimentos

GG said...

Lembrei-me de uma biografia que acho que vais gostar: "Glória" do Vasco Pulido Valente sobre Vieira de Castro , um verdadeiro Santana Lopes do seu tempo...
O livro é delicioso e se gostares da escrita do VPV lê-se num instante. Um dos melhores que li nos últimos tempos. Passa por cá para levantares ...

Rony said...

GG, pesquisei sobre o livro que me recomendaste e fiquei com muita vontade de o ler. É mais fácil deixares tu lá em casa ;) Bigada