"Les Demoiselles d'Avignon"

Ou As Bacantes, como eu gosto de chamar a este quadro.

Em Coimbra pertenci a uma tertúlia chamada "As Bacantes", com sede e livro de registos no típico e insubstituível "Pinto".
Como se dizia: mais vale estar no Pinto a pensar nas aulas, do que estar nas aulas a pensar no Pinto.
Ah!, aquelas febras com ovo a cavalo e arroz de pimento (e muito óleo à mistura).
A Dona Adelina e o Sr. Pinto. As minis. O traçadinho.
A tertúlia acabou por ter uma vida curta. Hoje em dia só mantenho contacto regular com outra das bacantes. Mas apesar de tudo........ Foram momentos felizes que recordo com saudade!

9 comments:

Ianita said...

A casa onde vivia a Manuela e a Dina era a Domus Bacantis...

Nunca fui de ir ao Pinto. Durante o dia, dormia e sempre ia a umas aulitas.

As noites, essas sim... no incontornável Buraco Negro, até fechar. Muitas vezes, já sozinha, lá apanhava o Táxi pra casa.

Tenho mesmo muitas saudades dos meus primeiros anos em Coimbra. Sim, porque os últimos anos foram com juízo demais!

E prefiro o teu título ao do Picasso!

Ó tempo....

Teresa said...

É impressão minha ou ultimamente só andas a postar sobre "bubida"??? Hum, cheira-me k andas metida no tintol... "Sr. Presidente, este é o Paulo Tinto. Tinto? Olhe, se fosse branco já o tinha bubido" lollllllollll

Estou de Dieta said...

Oh tempo volta p'ra trás....
Até cantava o rsto, mas a letra está-me a falhar (sabe-se lá porquê), e não, não vou pesquisar... não vá o meu IP ficar com o registo de pesquisa duma "grande" musica como esta :)

Carla said...

Ainda te lembras desses sítios? Por acaso alguma vez saíste de lá sóbria?!

Eu fui lá uma vez ou duas contigo e não me pareceste muito sóbria à saída, e nem à entrada!!
:-)

Teresa said...

No fundo quer-me parecer k desde k começou a estudar em Coimbra até ao dia k de lá saíu ela nunca esteve sóbria, foi uma longa bezana...

Rony said...

Bem!!! Um pouco de respeitinho!!

Não havia nechechidade, ah!

Vamos lá ver se não vou ter de me chatear. Não vos conheço de lado nenhum!!

Rodriguez said...

De facto, as Bacantes do século XX.
Pinto, o saudoso... Garcia e principalmente Pratas (a mítica)...onde estais vós??? ó tempo cruel q nos arrastas no tédio de uma vida sóbria e esquecida dos momentos insanos da fase pós-adolescência (20 aos 28)... Buraco Negro, sempre! Com "for the roses" a passar... (lembras-te Azoreano?)

Rony said...

O meu lugar de eleição noctura em Coimbra sempre foi o Clube de Rugby!

Só ia para o buraco um pouco antes das 5H30 para ainda apanhar a cozinha aberta e poder comer umas tostas, que me sabiam pela vida...

Ianita said...

Buraco Negro forever! For the roses é mt bom... Where is my mind, RAM, and so on... o único sítio onde me podia encabrar e estar sozinha a dançar sem ninguém me chatear como nos demais talhos de Coimbra... No Rugby, tinha de vir respirar de 5 em 5 minutos... :)