Livros

Por ter falado recentemente em livros baseados em factos reais, lembrei-me de dois que me marcaram bastante na fase "teen" das nossas vidas.


"Daqui ninguém sai vivo", biografia do Jim Morrison.










"Os filhos da droga", Christiane F.








5 comments:

Teresa said...

Não é para ser do contra, até porque acho k tens conhecimento do k sinto já há mts anos, em relação a esse último livro, mas nunca gostei de livros ou filmes ou reportagens cujo tema fosse a droga, nunca fui capaz de ler nenhum na minha fase "teen", e hoje com 29 anos, continúo a sentir essa aversão. Não sei explicar porquê, talvez pelo simples facto de não entender quem se mete na droga, talvez por não estar minimamente interessada no assunto... Só sei k não gosto e pronto(s) lol!!!

Ianita said...

Não gostei de um outro livro que se lia muito na minha fase teen, "viagem ao mundo da droga".
O do Jim Morrisson nunca li, mas o da Christiane F. sim. Li e reli. A minha edição do livro está-se a decompor! Gostei principalmente por ser um relato em 1ªpessoa, de uma miúda da minha idade (na altura) e de todos os que a rodeavam e porque não acaba nem bem nem mal. Tem um fim aberto. Podemos pensar que ela se safou, como podemos pensar que voltou ao mesmo.

Lembro-me de uma cena, no início, em que ela mente à mãe pra poder sair. A amiga também mente e saem as duas. Já na ressaca da noite e da droga, na estação de comboios, aparece a mãe da amiga (que pensava que ela estava a dormir em casa da Christiane...) que lhe deu dois estalos e levou pra casa pela orelha. A Christiane diz, neste momento, que gostava que aquela tivesse sido a sua mãe... Um sopapo bem merecido, naquele momento ainda tão incipiente, tê-la-ia tirado daquele caminho, como tirou a amiga...

Tenho o livro guardadinho para dar de ler à minha sobrinha. :)

Rony said...

"Viagem ao mundo da droga" foi-me recomendado pela Carla, gostei, mas não tanto como o da Christiane, precisamente porque, sendo teen e rapariga, se gerou uma grande empatia com a protagonista.

Eu fui super fã dos The Doors, ainda gosto, mas já não tenho aquela pancada! Lool

Ianita said...

Eu gostei muito do filme. O gajo tava lindo! :)

Rodriguez said...

Obrigado pelo comment. Interessei-me pelos Doors mto por culpa do filme de Oliver Stone, c o Val Kilmer a reincarnar Morrisson como nguém faria igual. De resto, decorei quase todas as letras na minha adolescência, uma fase de claros exageros. Hoje, é nostálgica a lembrança, mas a consciência de que a música tomou caminhos difusos e muito complexos como o pp ser humano faz-me olhar p os Doors com desconfiança...sinal dos tempos. Morrisson terá sido um semi-génio, nunca comparável a um David Bowie ou Nick Cave, mas ainda assim alguém muito brilhante que marcou uma época.
Quanto à droga, Morrisson à parte, sempre me interessou o tema. Lembro principalmente gdes filmes sobre a temática, como "Drugstore Cowboy", do Gus Vant Sant (em português "no trilho da droga", o melhor de todos!); Trainspotting (claro!), de certa forma, Clockwork orange (Laranja mecânica) do Kubrick e, talvez o mais chocante de todos (apesar da principal temática até ser o sexo entre adolescentes), "Kids" de Larry Clark. Claro q haverá outros mais conhecidos...