Sob o manto diáfano de Diónisos ou Διώνυσος

Embriagai-vos

Deve-se estar sempre embriagado.
Nada mais importa.
Para que o horrível fardo do Tempo
não vos pese sobre os ombros
e vos faça pender para a terra,
deveis embriagar-vos sem cessar.
Mas de quê? De vinho,
de poesia
ou de virtude,
à vossa escolha.
Mas embriagai-vos.

E se um dia, nos degraus de um palácio,
na erva verde de uma valeta,
na solidão baça do vosso quarto, acordais,
já sóbrios,
perguntai ao vento,
à onda,
à estrela,
à ave,
ao relógio,
a tudo o que foge,
a tudo o que geme,
a tudo o que rola,
a tudo o que canta,
a tudo o que fala,
perguntai que horas são;
e o vento,
a onda,
a estrela,
a ave,
o relógio,
responder-vos-ão:
" São horas de vos embriagardes!
Para que não sejais os escravos martirizados do Tempo,
embriagai-vos sem cessar!
De vinho,
de poesia
ou de virtude,
à vossa escolha"

Baudelaire

12 comments:

Ianita said...

Ora é isso mesmo! Manda vir o Safari pois é hora de me embreagar!

O Diónisos saiu na minha oral de Literatura Grega II... Mas não foi com este poema. De Mégara, nera?

E só de pensar na garrafa que deixei na Sertã...

Ianita said...

Quando?

GG said...

Cá fazemos os possíveis ...

GG said...

Já agora se gostaste do 25ª hora dá uma vista de olhos neste post http://noite-americana.blogspot.com/2008/05/25-hora-quem-conta-um-conto-acrecenta.html

Rony said...

Ianita, o próximo Safari que beberes vai ser em Tavira, vou ter uma garrafinha à tua espera ;)

GG, obrigada pela sugestão. Quero ler o máximo que conseguir sobre o filme, para depois o rever. Vai ser interessante comparar a minha primeira visão, sem qualquer tipo de influências, com uma segunda, já condicionada. ;)

Ianita said...

Vou gostar muito de beber uns safaris contigo em Tavira, mas não queria que fosse só aí... Mas será que não hei-de embriagar-me antes de de Agosto? Snif...

Teresa said...

Safari?? Nunca mais... remember????

Rony said...

I remember! Adorava as tuas tosgas, eram super sónicas, passavas por todas as fases num instante e apenas com meio copo de vodka qualquer coisa ;)! Mas dessa vez do Safari foi diferente, bebeste a garrafa quase toda em quantos minutos?

Ianita said...

Beber garrafas de Safari em poucos minutos? Pareces-me das minhas!

Bem... confesso... os tempos áureos já lá vão... os tempos em que malhava duas garrafas numa noite e ainda enchia o cartão no Buraco Negro. Gosto da minha vida como é agora, mas tenho muitas saudades destes tempos de Buraco Negro...

Teresa said...

Essa passagem de ano foi por demais, e as nossas danças das Spice Girls? O Dami era a Victoria, eu era a sporty e tu eras a preta. Preta, epa, pisa, pá. Love is in the air?? Já viste a misturada de histórias k aki já foram mencionadas?...eh eh eh

Γ.Θ. said...

'' Διόνυσος '' por favor, ma non Διώνυσος.Εs ta bon?

Salutations from GREECE

ντελάλης

Ianita said...

Hello :)

Me and Verónica were Classic Greek students in College. And, in Classic Greek, we can spell de gods's name both ways. In Safo's poetry or in Aristófanes' theatre, it appears the way we spell it, with an omega. And so, we like to be purists, and regardless to the way it is spelled nowadays, we continue to use de omega, and not the omicron.

Is it so bad? :)

Kisses